The OOPSLA diaries

Meu diário na OOPSLA'2006 apontando algumas das coisas mais interessantes que vi.

Monday, October 23, 2006

dia 2 - 23/10/2006 - segunda-feira

O jantar do Hillside ontem foi muito bom, não fomos visitados pela Nina mas pela primeira vez na vida comi uma pizza de alcachofra que tinha gosto de alcachofra, estava muito boa. A novidade da reunião do Hillside é que tudo indica que a Springer-Verlag irá lançar em conjunto com o Hillside um periódico anual ou bi-anual chamado Transactions on Pattern Languages of Programs ou algo parecido onde os melhores padrões dos *PLoPs serão publicados. Outra novidade é que o Dick Gabriel será o co-chair internacional do SugarLoafPLoP'2007 que será em Porto de Galinhas. Portanto, se você tem um bom padrão em mente, não deixe de submetê-lo ao SugarLoafPLoP!!! O prazo para submissão é 29/12/2006.

Vamos agora então às novidades do dia:

O Mario Marques Júnior, aluno do nosso mestrado pediu para eu conversar com o pessoal de aspectos sobre possibilidades de pesquisa misturando aspectos e frameworks. Farei isso durante os próximos dias.

O Workshop do Eclipse continuou hoje pela manhã. Primeiro tivemos uma sessão sobre educação com Eclipse onde foram apresentados 3 artigos:
  1. JExercise - suporte para exercícios em Java baseados em testes dentro do Eclipse. Tem um pouco a ver com o trabalho da Leliane de ambientes de aprendizado.
  2. Um ambiente para aprendizado dentro do Eclipse baseado no Cheat Sheets e no Mylar. O primeiro é um ambiente para criação de tutoriais dentro do Eclipse e o segundo é uma ferramenta para mudar dinamicamente a GUI de forma a mostrar ao usuário apenas o que interessa em um dado momento e esconder todo o resto; assim a ferrramenta mostra em cada ponto do tutorial apenas o que interessa naquele ponto.
  3. XPlainer - um plugin para ajudar a explicar expressões XPath no Eclipse. XPath é um jeito XML de especificar queries, transformações e especificações de restrições em XML.
De noite, tivemos a sessão de posteres da OOPSLA e logo em seguida a sessão de posteres da IBM/Eclipse, tudo regado a bom vinho e comida. Gostei em particular de alguns trabalhos:
  • FitClipse: Fit é uma ferramenta feita pelo Ward Cunningham para que clientes de projetos ágeis possam escrever seus próprios testes de aceitação em quase-linguagem-natural. Eles escrevem os testes num wiki e a ferramenta gera código Java para testes JUnit a partir da especificação feita pelos clientes. O FitClipse é um plugin para o Eclipse que ajudar a gerenciar estes testes de aceitação escritos com o Fit. O FitClipse está no sourceforge mas ainda não é usável; o Fit já é bem usável.
  • FindBugs é uma ferramenta de análise estática de programas Java que supostamente pode achar vários bugs no seu código. Vale a pena baixar e dar uma experimentada no código de vocês: findbugs.sourceforge.net
  • Marmoset é um arcabouço para aplicação de exercícios-programa para alunos via Web de forma que eles podem testar o código com um conjunto de testes de aceitação feitos com JUnit pelo professor da disciplina. Seria legal testar algo assim em MAC 110 ou coisa parecida. A página do projeto é marmoset.cs.umd.edu


  • A Eloisa Sonoda, pos-doc do IME apresentou brilhantemente o OOPS: um arcabouço OO para a construção de aplicações científicas paralelas.
  • Um outro trabalho muito interessante foi uma ferramenta para encontrar aspectos transversais de forma automática em projetos de grande escala de forma a facilitar a reescrita destes aspectos como aspectos AspectJ, por exemplo.




  • Um pôster que me chamou a atenção foi um resumo do Workshop on Domain-Specific Languages e lá eles apresentam, como exemplos da idéia, algumas ferramentas para gerar aplicações móveis e para telefones celulares automaticamente a partir de descrições feitas em linguagens gráficas específicas. Viu Daniel Cukier??? Tem que dar uma olhada nisso :-)




Finalmente, a noite terminou tranqüila, mas como em toda OOPSLA, comi demais...
Agora que acabei de editar o blog, vou estudar a programação de amanhã para decidir o que vou assistir. A dificuldade é que tem muitas sessões interessantes em paralelo e preciso me decidir sobre qual sessão assistirei em cada horário...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home