The OOPSLA diaries

Meu diário na OOPSLA'2006 apontando algumas das coisas mais interessantes que vi.

Sunday, October 22, 2006

dia 1 - domingo 22/10/2006

Hoje participei do primeiro dia do Eclipse Technology Exchange Workshop na OOPSLA e alguns dos trabalhos foram muito interessantes. O programa completo e os PDFs dos artigos podem ser encontrados aqui: http://www.cs.mcgill.ca/~martin/etx2006/program.html


Eis os que mais gostei:

1) Um plugin eclipse para programação pareada distribuída muito legal!

Next Generation Distributed Pair Programming with Sangam and Facetop - North Carolina University

Sangam é um plugin existente para DPP; facetop é um sw para colocar o vídeo da face dos programadores em cima da tela do eclipse (usando transparência, como um fantasminha). Esse trabalho junta os dois de forma que os programadores podem apontar para a tela e um enxerga o outro apontando e fazendo gestos em cima da tela. Por enquanto a parte de vídeo mostrando os dois programadores simultaneamente funciona apenas no MacOS X.

Quem quiser usar a ferramenta deles no MacOS X, basta escrever para eles pedindo.

2) Um trabalho da Isabella da Silva da UFRJ mas que está em Irvine sobre como evitar conflitos no repositório através da coordenação do trabalho (not-yet-committed) dos programadores através de um plugin voltado para um ambiente de trabalho com 2 monitores (1 para a programação, outro para visualizar o trabalho em andamento dos outros de uma forma gráfica (emergent design view)).

Lighthouse: Coordination through Emerging Design

Pode ser uma boa ferramenta para grupos distribuídos onde é comum programadores em locais diferentes mexerem no mesmo código.

3) Um analisador de informações sobre repositórios CVS. Ele analisa um projeto guardado no CVS e gera um monte de informações interessantes sobre o projeto.

Esse trabalho tem a ver com dois artigos: APFEL e HAM (gostei mais do primeiro que é veggie-friendly). O segundo fala mais da aplicação específica disso para localizar aspectos transversais no código.

4) Um trabalho do Danny Dig, aluno de doutorado do Ralph Johnson que construiu uma ferramenta para resolução de conflitos em repositórios CVS que leva em consideração o que foi refatoração e o que foi edição manual. Em geral, as refatorações geram dezenas de conflitos; os programadores sabem disso e evitam a priori conflitos deste tipo dizendo: "vamos fazer uma grande refatoração, quero que todo mundo faça um commit no repositório antes de começarmos". Esta ferramenta do Danny guarda num log todas as refatorações feitas e portanto consegue lidar muito bem com refatorações conflitantes, resolvendo elas quase sempre automaticamente sem a intervenção do usuário. O sistema se chama MolhadoRef.

5) Há um trabalho sobre uma ferramenta para verificação de sistemas de tempo real no Eclipse feita por um grupo de pesquisadores da Argentina. Infelizmente, temos muito pouca interação com nossos vizinhos argentinos na área de OO. Precisamos tentar mudar isso nos próximos anos.

6) Para os teóricos, tem um trabalho que parece ser bem interessante intitulado "Proof General in Eclipse" que é um ambiente para prova automática de teoremas.

7) Uma ferramenta para visualização de clones no código-fonte de um projeto. Um clone é código duplicado, resultado do anti-padrão copy-and-paste programming. A ferramenta é construída em cima do visualizador de aspectos do AJDT e mostra o código duplicado de forma gráfica.

8) FrUiT é um projeto interessante que oferece suporte do IDE para a compreensão de arcabouços. Ele usa técnicas de mineração de dados para ajudar programadores a entender como usar um dado arcabouço.

---

Hoje à noite, teremos a reunião executiva do Hillside group. Será numa pizzaria muito interessante, o site deles diz que é mal-assombrada. Amanhã digo se eu encontrei a Nina...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home